Sabe-se que Gestores, no seu dia-a-dia, precisam fazer reuniões, apresentações de projetos, e seus resultados, a gestores e a outras empresas, reuniões com bancos e instituições, e para isso precisam estar preparados para tal, bem como ter certa dose de desinibição.

Para contribuir com esta preparação, e com o aprendizado dos alunos, foi proposto aos alunos do 6º Ciclo de Gestão Empresarial a realização de uma pesquisa sobre a Sistemática do Comércio Internacional do Brasil, onde os mesmos deveriam pesquisar sobre como uma empresa deve proceder para atuar no mercado internacional, qual legislação praticar, entre outros assuntos. Após a conclusão da pesquisa os alunos prepararam uma aula, utilizando a estrutura da faculdade, como computador, projetos, e apresentaram esta aula ao professor da disciplina e aos demais alunos.

Nesta apresentação foram discutidos assuntos como realizar o Registro de Exportador e Importador, como se habilitar no RADAR - Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros. Também foi abordado sobre o SISCOMEX, que é um grande sistema de informação gerencial, que opera através do SERPRO onde são realizados: registro, acompanhamento e o controle das atividades do Comércio Exterior Brasileiro. Abaixo é apresentado uma figura da integração de dados no SISCOMEX.

Também foi abordado o tema Despacho Aduaneiro, que é um procedimento administrativo-legal e fiscal realizado junto à Receita Federal do Brasil correspondendo a liberação alfandegária da mercadoria que será exportada ou da mercadoria importada que entrou no território nacional.

Os alunos também apresentaram sobre os caminhos das encomendas fazem até chegar aos seus compradores.

Também apresentaram modelos de documentos utilizados no Comércio Internacional, sendo a FATURA PRO FORMA, LICENÇA DE IMPORTAÇÃO, FATURA COMERCIAL, ROMANEIO DE EMBARQUE, CONHECIMENTO DE EMBARQUE, CERTIFICADO DE ORIGEM, APÓLICE DE SEGURO, CARTA DE CRÉDITO e CONTRATO DE CÂMBIO.

E para finalizar a aula, convidaram o Sr. Samuel Garcia Alves, Gerente de Comércio Internacional do Grupo TGM, agora WEG, para falar sobre as competências do profissional que deseja trabalhar no comércio internacional.

Autor:
Prof. Esp. Clésio Aparecido Marinho
Docente do Curso de Gestão Empresarial.