O Prof. Dr. Otávio Gamboni está participando do 23º CBECiMat – Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais – em Foz do Iguaçu - PR apresentando um trabalho desenvolvido na Fatec de Sertãozinho juntamente com os alunos Vagner Brito e Thiago Bueno, além da participação do Prof. Dr. Alessandro Farah.

Este congresso reúne professores, alunos e empresas do Brasil todo para tratar de temas atuais sobre as áreas de metais, cerâmicas, polímeros e compósitos. As reuniões ocorrem de 2 em 2 anos em uma determinada cidade do Brasil.

O trabalho trata sobre um assunto de extrema importância para a indústria regional, que é a questão de revestimento metálico aplicado a corte de base de cana-de-açúcar. Neste trabalho comparou-se o desgaste abrasivo nas facas de corte na condição recebida (temperada e revenida) e revestida com uma pasta metálica a base de carbeto de tungstênio em matriz de níquel. O resultado foi uma melhora bastante significativa na perda de massa quando se usou a pasta de recobrimento. Além dos ensaios realizados nos laboratórios da FATEC de Sertãozinho, estas facas foram testadas em campo por 18 horas cortando cana para uma usina do ramo sucroalcooleiro da região.

De acordo com os relatos do Vagner, que trabalha na empresa que forneceu as facas para o estudo, esta pasta está sendo aplicada na grande maioria das facas utilizadas no corte de base desta empresa.

O trabalho despertou interesse de alguns participantes do congresso que pediram para enviar mais algumas facas destas para testar novos recobrimentos metálicos e avaliar a viabilidade de se realizar nitretação à plasma. Desta forma, é possível concluirmos que a participação no congresso atingiu o objetivo que, além de apresentar um trabalho desenvolvido na unidade de ensino superior, conseguiu abrir portas para novos trabalhos e parcerias.

Autor: Prof. Dr. Otávio Contart Gamboni