DICAS PARA ADQUIRIR O HÁBITO DA LEITURA

Todos sabem a importância que a leitura tem na vida universitária; são artigos, livros, resenhas, materiais didáticos e tantos outros exigidos para que, ao final do curso, tenha sido absorvido o maior aglomerado de conhecimento possível para atuar na área escolhida.

Porém, como estudos indicam, um número considerável de estudantes de ensino superior tem grande dificuldade de se adaptar a essa exigência de rotina de leitura. Talvez por falta de incentivo ao costume de ler na infância, falta de tempo ou até mesmo falta de interesse; são inúmeros os empecilhos, e por isso a taxa de livros lidos por ano no Brasil é extremamente baixa. O portal G1 apresenta dados de que o brasileiro lê apenas 2,43 livros por ano.

Para que tais dados se modifiquem, existem algumas dicas a serem seguidas por quem está tentando aumentar o índice de leitura e não sabe por onde começar:

-Inicie por livros curtos com escrita leve e fácil, de preferência literatura: (romances, romances policiais, etc.) e de um assunto que seja de interesse;

-Sempre tenha um livro perto, no trabalho, na faculdade, em casa... Pode ser o mesmo livro, mas sempre leve-o com você;

-Leia pelo menos 15 páginas ao dia, assim, no final de um mês terá lido no mínimo 450 páginas (mais ou menos 2-3 livros ao mês);

-Tenha disciplina na sua rotina e não desanime, postergar não é interessante, mas é normal, não conseguiu ler as 15 páginas em um dia? Leia 30 no próximo dia, mas não deixe acumular.

O principal é aprender a se concentrar enquanto estiver lendo. Após dominar esta técnica poderá ler qualquer tipo de texto (principalmente os da faculdade), além de melhorar seu vocabulário e sua escrita, desenvolvendo inclusive seus próprios textos de maneira muito mais natural.

O importante é ter em mente que leitura, além de ser algo instrutivo, também é diversão. É satisfatório terminar um livro que tenha sido gostoso de ler.

O projeto que está acontecendo na FATEC/ Sertãozinho, que disponibiliza livros de diversos assuntos, em um armário no corredor principal, pode ser de grande ajuda; há títulos excelentes e sempre estão sendo renovados com a ajuda dos alunos.

Oportunidades não faltam, basta colocar em prática.

Autora:
Ana Beatriz Rosa Alves