O aluno Ademilton Nascimento dos Santos, do 3º ciclo de Mecatrônica Industrial, foi selecionado para cursar um semestre em uma faculdade na Bélgica, na instituição Higher Education Institution of Province of Liège. Foram mais de 1000 inscritos de todas as Fatecs do estado e ele foi um dos primeiros 61 alunos classificados, sendo que nessa Instituição eram somente duas vagas.

A Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza (ARInter) visa promover a cooperação entre o CPS e universidades, empresas e centros de pesquisa internacionais. Compreende que a educação pelo futuro deve ser tomada como um processo sem fronteiras, direcionado ao progresso científico e tecnológico. Os alunos podem participar de atividades diversas promovidas pela ARInter.

O intercâmbio em países estrangeiros proporciona o acesso a conhecimentos tecnológicos diversos, além do ganho na vivência do multiculturalismo; o que faz um profissional ter diferentes maneiras para atender as novas demandas da globalização, pois agrega ao currículo um diferencial importante. Há a possibilidade de aumentar a rede de conhecimentos e conhecidos (networking), ter novas habilidades, autoconfiança e autoestima, enfrentar novos desafios, aprimorar o idioma, ter uma oportunidade de profissionalização,  capaz de impactar a formação  pessoal como um todo, etc. São muitas as razões para participar de programas de estudo no exterior.

O programa de intercâmbio pode acontecer por meio do acesso a uma plataforma online ou por meio de viagem internacional, cujo foco pode ser a educação de nível superior, pesquisa acadêmica, ou fins profissionais.

Com muito orgulho e satisfação, a Fatec parabeniza nosso aluno Ademilton Nascimento dos Santos, esperando que essa experiência traga muito enriquecimento, no melhor dos sentidos, além de encorajar e incentivar outros alunos para também participarem do programa.
Professora Me. Alessandra Adorni