O que é o curso de Graduação em Tecnologia da Produção?

O curso de Tecnologia em Produção tem como objetivo o planejamento e o controle dos processos industriais e pressupõe a gestão desses processos. O conteúdo do curso é coerente com as tecnologias e processos de fabricação e busca preparar profissionais que gerenciem e apliquem tecnologias associadas aos processos produtivos, sejam Industrias ou Serviços.

Por que a Fatec está oferecendo o curso de Graduação em Tecnologia da Produção?

Considerando a vocação regional para os segmentos metal-mecânico e a crescente demanda por serviços, o curso buscar oferecer ao mercado de trabalho profissionais qualificados para atuar no contexto da gestão da produção e processo, seja nas industrias ou no setor de serviços. Assim, a formação oferece capacitação nas tecnologias associadas aos processos de fabricação, incluindo manufatura avançada, à ciência dos materiais e também às atividades relacionadas à gestão da produção, como por exemplo desenvolvimento de produtos e processos, planejamento e controle da produção e excelência operacional.

Quais são as áreas de atuação para esse profissional?

O tecnólogo em Produção pode atuar em diversos segmentos compatíveis com a formação obtida durante o curso, desde indústrias de pequeno, médio e grande porte até o setor de serviços, entre eles, produção de máquinas e equipamentos industriais, setor sucroenergético, metalúrgicas em geral, automação, celulose, alimentos e bebidas, etc. Além disso, é importante saber que as áreas de atuação para este profissional não se restringem somente à manufatura. É possível atuar no terceiro setor, comércio, construção civil, consultorias, pesquisa e outras atividades associadas ao planejamento e controle de processos e serviços.

Qual é a duração e período do curso?

O curso de Graduação tem a duração de 3 anos e inclui 2.400 horas de aulas + estágio e trabalho de graduação, somando no total cerca de 2.800 horas.

Quais disciplinas os alunos deverão cursar?

Ao todo serão 41 disciplinas divididas em 6 eixos:

• Nivelamento e básicas (1): informática aplicada, física aplicada, comunicação, metodologia etc. / Matemática e estatística.

• Gestão da produção e excelência operacional: adm geral, gestão da produção, gestão ambiental e gestão da qualidade aplicada, SIG, logística etc.

• Materiais (2): ciência dos materiais, resistência e tratamento térmico, sistemas mecânicos, etc.

• Processos de fabricação (3): tecnologia da produção, processos de fabricação, automação industrial etc.

• Tecnologias específicas (4): sistemas hidráulicos e pneumáticos, simulação e manufatura avançada (Indústria 4.0).

O que o aluno pode esperar do curso?

• Ensino superior de qualidade e gratuito.

• Professores capacitados (mestres e doutores).

• Aprendizagem voltada para a prática.

• Empregabilidade.

O curso oferece infraestrutura adequada incluindo biblioteca com grande acervo sobre produção industrial, já que a instituição oferece outros cursos no eixo tecnológico, como por exemplo: mecânica, manutenção, mecatrônica e gestão, laboratórios de alta tecnologia (usinagem, soldagem, tratamento térmico, fundição, além de laboratórios de informática e jogos que simulam a realidade na gestão de processos).

O que os interessados devem fazer para se matricularem no curso?

Inscrições para o vestibular até 13/11 (15:00h).
Info sobre o vestibular e Cronograma na página
www.fatecsertaozinho.edu.br

Autor: Prof. Me. Juliano Endrigo Sordan