O cimento de aluminato de cálcio (CAC) é uma material ligante amplamente utilizado na produção de concretos refratários e de partes moldadas para construção civil. O grande uso dos cimentos é devido ao aumento rápido da resistência mecânica resultante da reação de hidratação do material quando em contato com a água.

No entanto, um dos fatores limitantes na ampliação do uso dos cimentos é o seu tempo de trabalho limitado. Isso porque quando o cimento entra em contato com a água as reações de hidratação são muito rápidas. Há alguns aditivos que podem aumentar ou reduzir o tempo de trabalho, mas estes alteram as propriedades finais do produto.

Além disso, atualmente há um grande potencial tecnológico para o uso de composições aquosas contendo cimento em processos de fabricação alternativos, tais como a impressão 3D e a manufatura aditiva.

Neste cenário, este artigo mostra ser possível o controle da velocidade de hidratação do cimento utilizando-se o ânion gluconato (Figura 1). O cimento produzido permaneceu estável e líquido por até 4 dias am temperatura ambiente. Após isso, as reações de hidratação foram reativadas pelo ajuste do pH das composições (Figura 2). Importante destacar que o ânion gluconato não afetou as propriedades dos concretos até
temperaturas de 1700°C e permitiu a produção de amostras de dimensões e formatos distintos (Figura 3).

Autores:
Profª. Dra. Vânia Regina Salvini
Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho

----------------------------------------------------------------

T. Santos Jr. a, C. I. Pereira a, R. Gonçalves b, V. R. Salvini c, C. Zetterström d, C. Parr d, V. C. Pandolfellia

a Materials Microstructure Engineering Group (GEMM), FIRE Associate Laboratory, Federal University of São Carlos, Materials Engineering Department, Rodovia Washington Luis, km 235, São Carlos, SP, 13565-905, Brazil.
b Centre for the Development of Functional Materials (CDMF), Federal University of São Carlos, Chemistry Department, Rodovia Washington Luis, km 235, São Carlos, SP, 13566-905, Brazil.
c College of Technology (FATEC Sertãozinho), Jordão Borghetti Street 480, Sertãozinho, SP, 14160-050, Brazil.
d Imerys Technology Centre (ITC Lyon), FIRE Associate Company, Le Chatelier Street 1, ZAC Parc Technologique, Vaulx-Milieu, 38090, France.
----------------------------------------------------------------