O que é ser líder?
 
  O que significa ser líder nos dias atuais? Leia o texto e entenda como a liderança faz parte de cada empreendedor.
 
  O autor e filósofo nomeado da atualidade, Mario Sérgio Cortella, escreveu a seguinte frase em seu livro “Não nascemos prontos! ”:  “... Gente não nasce pronta e vai se gastando, gente nasce não pronta, e vai se fazendo”.

  A frase é extremamente interessante porque leva a refletir sobre algumas discussões e definições a respeito da liderança. Existem autores que defendem que ser líder é algo que já nasce com o indivíduo, onde este já viria com uma predisposição e talentos naturais específicos para liderar pessoas, além de exercer autoridade e influência sobre elas, impactando assim o meio em que vivem. Por outro lado, há autores, como o próprio Cortella, que defendem que é durante a vida que se aprende e se desenvolve, trazendo a perspectiva de que qualquer ser humano pode tornar-se líder, bastando para isso, apenas que lute por esse ideal.
 
   O ser humano é dotado de uma incrível capacidade de criação, construção e adaptação. Durante a jornada cotidiana, tem-se a oportunidade de aperfeiçoar e gerar impacto na vida de pessoas ao redor. Portanto, um líder pode e deve ser construído.
Ao longo desses anos, por meio de oportunidades de trabalho com pessoas de diferentes locais e culturas diversas, foi perceptível, na maioria das situações, que a liderança é construída desde que a pessoa assuma isso como propósito de vida e de fato queira se tornar um dirigente.

  O escritor e filósofo Clóvis de Barros disse a seguinte frase baseado em Aristóteles: “Descubra o seu talento natural e a busca pela excelência é a própria felicidade”. A partir dessa ideia surge a seguinte reflexão: será que todo orientador deve ser carismático? Deve ter visão de tudo? Ser sempre muito comunicativo?  Dominar a arte de falar bem para grandes plateias?... Muito provável que não! Percebe-se que as pessoas têm comportamentos diferentes, sendo assim, uns são mais extrovertidos que outros, alguns têm facilidade de falar em público, outros são mais introspectivos, outros mais emotivos, etc. Dessa forma, não há característica única e especifica. Ou seja, todo líder traz para a sua vivência o que tem de mais hábil e capacitado naturalmente. Porém, o fato é que existe um empreendimento, deve haver uma longa preparação de aperfeiçoamento e esforço dedicado para se desenvolverem.

  Isso gera um ar de alegria e esperança porque podem causar impacto e ajudar a transformar a vida das pessoas através da liderança. Tudo depende do quanto cada ser é resiliente e dedicado por uma causa. Pode-se ser líder em qualquer lugar; no trabalho, na comunidade, na escola. Sonhar que uma simples participação pode ser significativa na vida das pessoas (próximas ou não) por um minuto que seja, faz toda a diferença.
 
 
Autor:
Maciel Silva
Aluno Gestão Empresarial
Fatec Sertãozinho