Gestão Empresarial

Coordenadora: Prof. Me. Mara Regina Mellini Jabur

Graduada pela Faculdade de Educação São Luís em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa; possui Mestrado em Letras – Estudos Literários pela Faculdade de Ciências e Letras UNESP, Câmpus de Araraquara (2003). Docente concursada na Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho; ministra as disciplinas de Comunicação e Expressão, Comunicação Empresarial, Metodologia da Pesquisa Científico-Tecnológica e Projeto de Graduação. Tem experiência na área de Língua Portuguesa com ênfase em Gramática; Produção, interpretação e compreensão de textos e redação. Editora responsável, membro dos Conselhos Editorial e Consultivo, revisora ortográfica e gramatical de Língua Portuguesa da Revista Academus (ISSN 2357-9285). É professora da FATEC de Sertãozinho desde sua implantação em 2008 e coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial desde 2015.
 


O que o aluno estuda?

O curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial pertence ao Eixo Tecnológico de Gestão de Negócios. Contabilidade, Economia e Administração são as bases de Gestão Empresarial. Direito Tributário, Logística, Empreendedorismo, Gestão Ambiental, Comportamento Organizacional (postura do profissional no ambiente de trabalho) e utilização de ferramentas de Marketing para motivar e orientar os funcionários também fazem parte da formação. O aluno também aprende a elaborar o planejamento estratégico, para que a empresa trace estratégias a fim de alcançar seus objetivos, usando os recursos disponíveis de maneira eficiente. A graduação tecnológica em Gestão Empresarial também é oferecida na modalidade a distância. O aluno estuda pela internet e realiza as avaliações em uma das unidades credenciada como polo do curso. 
 

O que o profissional faz?

O tecnólogo em Gestão Empresarial atua no planejamento de atividades e recursos, na organização do trabalho e na gestão de pessoas - quem é responsável por determinada função, como deve ser o desempenho, etc.; também controla as atividades e monitora o cumprimento das tarefas. O profissional precisa ter a visão de uma empresa como um todo. Metade das micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo são geridas por alguém com nível médio de ensino. Por sua formação generalista, o tecnólogo em Gestão Empresarial pode trabalhar nesse amplo mercado de modo a profissionalizar negócios.


Onde trabalhar?

O principal mercado de trabalho são empresas públicas e privadas de qualquer segmento, mas o tecnólogo em Gestão Empresarial também pode valer-se de seus conhecimentos para gerir um negócio próprio.