Mecânica

Coordenador: Prof. Dr. Celso Luiz Franzotti

Graduado em Física pelo Instituto de Física e Química de São Carlos - IFQSC da USP. Mestre e Doutor em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC da USP. Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental. Possui também formação de Auditor em Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001) e Gestão da Qualidade (ISO 9001), atuando em treinamento e implementação de normas ambientais no setor empresarial. Professor da FATEC de Sertãozinho desde sua implantação em 2008.

http://lattes.cnpq.br/2189546591381314

 

O que o aluno estuda?

O aluno do curso de Mecânica possui uma formação que inclui um núcleo básico com disciplinas que abordam os fundamentos e conceitos de Física, Química, Estatística, Informática, Ciência dos Materiais, Cálculo Diferencial e Desenho Técnico. O núcleo básico é o suporte para o aluno cursar as disciplinas do núcleo específico nas disciplinas de Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Ensaios Mecânicos, Metalurgia, Processos de Soldagem, dentre outras. Tal composição permite uma formação bastante sólida ao aluno tanto na parte conceitual, como também na parte prática, pois várias disciplinas adotam práticas de laboratório em que se aplicam os conceitos teóricos desenvolvidos em sala.

 

O que o profissional faz?

Um profissional graduado como Tecnólogo em Mecânica está apto a trabalhar em vários campos de atividades tais como: Indústria, Consultoria, Vendas Técnicas Especializadas, Ensino, Pesquisa, etc. Nas indústrias, pode atuar no desenvolvimento de projetos, montagem de componentes mecânicos, instalação e avaliação de sistemas mecânicos, elaboração de especificações, etc. Em Consultoria, pode elaborar estudos de implantação de projetos, análise de problemas e proposição de soluções com viabilidade técnica e econômica, dentre outras atividades. Em vendas técnicas, devido ao seu conhecimento específico, pode atuar como intermediador na venda entre o cliente e o fabricante quanto à adequação e/ou uso do equipamento mecânico necessário, etc. No Ensino, pode atuar como docente em cursos de nível superior; na área de pesquisa, pode realizar estudos de materiais de uso e aplicação na mecânica.
 

Onde trabalhar?

Indústrias de base, metalomecânica, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos. Como empreendedor, pode abrir sua própria empresa de consultoria ou prestadora de serviços especializados em projetos que requeiram condições específicas de durabilidade, confiabilidade, proteção ao meio ambiente e economia de recursos.