Mecatrônica

O que o aluno estuda?

A mecatrônica é a integração entre mecânica, eletrônica, automação industrial e informática para o controle de processos industriais. Além das disciplinas básica o aluno vai aprender, por exemplo, sobre processos de fabricação mecânica, operação e programação de máquinas, robótica industrial, projetos auxiliados por computador (Autocad e Inventor), programação de CLP (controlador lógico programável) e microprocessadores, automação e gestão de processos.


O que o profissional faz?

O curso superior de Tecnologia em Mecatrônica pertence ao eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais. Dentro desse contexto, o perfil profissional do egresso do curso, será capaz de gerenciar e supervisionar a implementação, a execução, a manutenção e a otimização de processos industriais na área de robótica industrial, comando numérico computadorizado (CNC), controladores lógicos programáveis (CLP), sistemas flexíveis de manufatura (FMS), desenho auxiliado por computador (CAD), manufatura auxiliada por computador (CAM), planejamento de processo assistido por computador, interfaces homem-máquina (IHM) e centros integrados de manufatura (CIM). Será capaz de gerenciar, especificar, instalar e interligar equipamentos de manufatura em sistemas automatizados industriais, além de ter a competência para executar vistorias, realizar perícias, avaliar e emitir laudos e pareceres técnicos.
 

Onde trabalhar?

Em diversas indústrias dos setores metalúrgico, automotivo, mineração, fabricação de máquinas, alimentos, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos, saúde e segurança. O Tecnólogo pode, ainda, abrir seu próprio negócio ou seguir carreira acadêmica.

Coordenador: Prof. Dr. Evaldo Ferezin

Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação - Mecatrônica pela Universidade Paulista (2000), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Trabalhou em várias empresas do setor sucroenergético atuando nas áreas de mecânica e automação. Atualmente é coordenador do curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial da Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho e professor das Faculdades de Tecnologia de Sertãozinho e de Jaboticabal.

http://lattes.cnpq.br/5294022104571165