Produção

Coordenador: Prof. Me. Juliano Endrigo Sordan

Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC USP). Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Master Black Belt Lean Six Sigma. Pós-graduação (FGV). Lead assessor em sistemas de gestão da qualidade ISO 9001 e pesquisador do Instituto Fábrica do Milênio. Diretor da AD HOC Desenvolvimento Empresarial. Com mais de treze anos de experiência, gerenciou projetos de melhoria da qualidade e produtividade em mais de 30 empresas. Tem experiência na área de Excelência Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Operational Excellence, Industry 4.0, Theory of Constraints - TOC e Lean Six Sigma. Atualmente é coordenador do curso de Tecnologia em Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho.

http://lattes.cnpq.br/9328225911168960

O que o aluno estuda?

As disciplinas básicas tais como: Processos de fabricação; Administração Geral e economia; Informática aplicada à produção industrial; Comunicação empresarial e liderança; Cálculo e estatística aplicada; Tecnologia da produção; Desenho técnico industrial; Resistência dos materiais; Gestão da produção industrial; Gestão ambiental; Desenvolvimento de produto; Pesquisa operacional e simulação; Manufatura avançada;
Projeto e arranjo físico de fábrica; Sistemas integrados de gestão; Controle de processos automatizados; Logística empresarial.

O que o profissional faz?

O Tecnólogo em Produção é um dos responsáveis por buscar melhorias de qualidade e produtividade, colaborando com a criação de novos produtos e no gerenciamento e planejamento da implantação de novos processos industriais, sempre prezando pela redução de custos e aumento da produtividade da cadeia industrial. Neste sentido, pretende-se formar um profissional com uma sólida base em Manufatura com competências para:

  • Conceber, projetar, analisar e controlar materiais e produtos;
  • Definir e aperfeiçoar processos de manufatura;
  • Planejar, operacionalizar, administrar e controlar a produção;
  • Determinar e controlar os custos de produção;
  • Adaptar arranjo físico, em função do fluxo de produção;
  • Garantir a Qualidade e produtividade de produtos industriais;
  • Analisar e controlar os componentes resultantes de cada processo de fabricação;
  • Emitir laudos e pareceres relacionados com o processo de manufatura;
  • Elaborar e utilizar os sistemas de administração da produção;
  • Especificar sistemas computacionais para gestão e controle da manufatura.

Onde trabalhar?

Em diversos segmentos compatíveis com a formação obtida durante o curso, entre eles, produção de máquinas e equipamentos industriais, setor sucroenergético, metalúrgicas em geral, automação, celulose, alimentos e bebidas etc. Além disso, é importante saber que as áreas de atuação para este profissional não se restringem somente à manufatura. É possível atuar no terceiro setor, consultorias, pesquisa e outras atividades associadas ao planejamento e controle de processos.