Gestão da Produção Industrial

Gestão da Produção Industrial

O que o aluno estuda

No curso, o aluno estuda assuntos como planejamento e controle da produção industrial, logística de entrada de matéria-prima e distribuição dos produtos acabados, gestão ambiental, gestão de estoque e criação de produtos, além de administração, direito empresarial e inglês. Cálculo, matemática financeira e informática são importantes para o aprendizado da maior parte das disciplinas do curso.

O que o profissional faz

O tecnólogo em Gestão da Produção Industrial trabalha para melhorar a qualidade e a produtividade de indústrias dos mais variados segmentos, atuando no planejamento das atividades, no controle da produção, na criação e no teste de produtos. Pesquisa e identifica oportunidades de negócios e novas tecnologias de produção assim como coordena equipes para aperfeiçoar produtos, processos e a logística. Elabora planos de manutenção. Define a localização dos setores e dos equipamentos de uma empresa, de acordo com as normas técnicas e de segurança. Acompanha a qualidade dos processos e dos produtos, além de definir como será feito o descarte de resíduos, segundo a política ambiental vigente. Está mais focado na gestão dos processos produtivos, das pessoas, das máquinas, equipementos e ferramentas.

Onde trabalhar

Nos mais variados setrores das indústrias, do comércio e de serviços; na direção do próprio negócio; na prestação de serviços de assessoria e consultoria; na pesquisa tecnológica.


Coordenador: Prof. Dr. Juliano Endrigo Sordan

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC USP). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Visitante no Dipartamento di Ingegneria Gestionale e Della Produzione do Istituto Politecnico di Torino (Itália). Master Black Belt Lean Six Sigma. Coordenador do curso de Gestão da Produção Industrial (FATEC Sertãozinho). Diretor da AD HOC Desenvolvimento Empresarial. Com mais de quinze anos de experiência, gerenciou projetos de melhoria da qualidade e produtividade em mais de 30 empresas. Tem experiência na área de Excelência Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Operational Excellence, Industry 4.0, Data Science e Analytics e Lean Six Sigma.