Manutenção Industrial



O que o aluno estuda?

O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial pertence ao Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais. As disciplinas básicas tais como Cálculo, Mecânica Clássica, Mecânica dos Fluidos e Comandos Elétricos são importantes para o entendimento das disciplinas específicas do curso. O aluno aprende sobre Processos de Fabricação, Planejamento e Controle da Manutenção, Gerenciamento de Manutenção, Acionamento Industrial (Controlador Lógico Programável) e várias outras disciplinas que irão proporcionar amplo conhecimento para atuar no mercado.
 

O que o profissional faz?

O Tecnólogo em Manutenção Industrial planeja, mantém e inspeciona sistemas elétricos e mecânicos industriais. Fundamenta-se nas tecnologias da eletricidade e mecânica; aplica técnicas de intervenções seguras nos diversos processos industriais; inspeciona, previne e corrige falhas, buscando a melhoria da qualidade, a garantia da saúde e segurança, produtividade e competitividade; gerencia equipes; desenvolve manutenção preditiva, preventiva e corretiva, centrada na confiabilidade dos indicadores, propondo melhorias.

Onde trabalhar?

O Tecnólogo em Manutenção Industrial exerce atividades nos setores de manutenção e inspeção industriais; pode ainda atuar em institutos e centros de pesquisa, órgãos governamentais, escritórios de consultoria, abrir o próprio negócio ou seguir carreira acadêmica.
 

Coordenador: Prof. Dr. Otávio Contart Gamboni


Possui graduação em Quimica pela Universidade Federal de São Carlos (2008), mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo, sendo o doutorado em co-tutela com a Université Paris-Saclay, em Paris, na França. Atualmente é professor na Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho e na Unifafibe (Bebedouro-SP). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalurgia, com ênfase em comportamento mecânico dos materiais, prensagem de pós poliméricos, tratamento térmico e de superfícies de materiais metálicos. É professor da Fatec Sertãozinho desde 2014 e assumiu a coordenação do curso de Manutenção Industrial em fevereiro de 2021.

 http://lattes.cnpq.br/1025806955076376