No Brasil, a utilização de estruturas metálicas não é tão comum quanto em outros países, por aqui há uma certa preferência quanto a estruturas de concreto. Porém, sempre que o aço é cogitado, a NBR 8800 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios é a que irá guiar todas as diretrizes.
 
A NBR 8800 é utilizada tanto para as estruturas de aço quanto para as estruturas mistas, ou seja, de aço com concreto, que são as mais comumente encontradas. 
Estrutura metálica em uma casa é raro de se ver, sendo exclusivo apenas para projetos realmente grandes. Vale salientar que não estamos falando da utilização de aço nas armaduras de concreto, este tipo de método construtivo é chamado de concreto armado, e não de estruturas metálicas. Estruturas metálicas são aquelas em que todos os componentes são feitos de aço. 
 
As vantagens neste método construtivo ficam por conta de sua enorme resistência, sendo o mais aconselhável para determinadas edificações pois apresenta uma resistência bem mais elevada do que o concreto armado, além de permitir maiores vãos livres,  até por isto há uma dificuldade em se encontrar profissionais qualificados para este serviço pois, desde a construção em si até o projeto estrutural envolvendo estruturas metálicas, onde tudo deve ser feito com o auxílio da NBR 8800, é bem mais complexo do que o concreto armado. 
 
A NBR 8800 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios, “baseia-se no método dos estados-limites, estabelecendo os requisitos básicos que devem ser obedecidos no projeto à temperatura ambiente de estruturas de aço e das estruturas mistas de aço e concreto de edificações”. 
 
Nenhuma Norma funciona sozinha, e a NBR 8800 não é exceção, então aqui você encontrará todas as outras Normas que devem ser utilizadas em conjunto com esta. Na parte de soldagem das estruturas metálicas, a norma AWS D1.1-2020 é mandatória. 
 
A Norma contempla outros aspectos como:
 
Simbologia e unidades;  condições gerais de projeto  (desenhos, materiais, projetos, coeficientes a serem utilizados no cálculo como ações permanentes diretas e indiretas de uma estrutura); condições específicas para o dimensionamento de elementos de aço (força axial de tração, de compressão, momento fletor, força cortante, combinação de esforços solicitantes, barras de seção variável, mesas e almas de perfis I e H); condições específicas para o dimensionamento de ligações metálicas; considerações adicionais de dimensionamento (fatores como fadiga, fratura frágil e temperaturas elevadas); condições adicionais de projeto (contraflechas, corrosão nos componentes de aço e diretrizes para durabilidade também deverão ser levados em consideração); estado-limite de serviço que envolvam a construção (deslocamentos, vibrações, etc); requisitos básicos de fabricação, montagem e controle de qualidade.
 
A revisão atual da Norma (2021) acrescenta materiais metálicos com maiores resistência mecânica para aplicações variadas, com foco na construção civil em geral, para redução dos custos de fabricação.

Entretanto, por ser uma área não tão comum no Brasil, pode ser a oportunidade perfeita para se destacar!!
 
      

Autor:
Professor Me. Antonio Carlos Muniz Ventura Júnior
Docente do Curso de Tecnologia em Mecânica: processos de Soldagem
Fatec Sertãozinho

 

Compartilhe

Últimas notícias