Tecnólogo em Produção

Fazer Inscrição

O que você aprende em Produção?

As disciplinas básicas tais como: Administração Geral e economia; Informática aplicada à produção industrial; Comunicação empresarial e liderança; Cálculo e estatística aplicada; Tecnologia da produção; Desenho técnico industrial; Resistência dos materiais; Gestão da produção industrial; Gestão ambiental; Desenvolvimento de produto; Pesquisa operacional e simulação; Manufatura avançada; Projeto e arranjo físico de fábrica; Sistemas integrados de gestão; Controle de processos automatizados; Logística empresarial.

O que o Profissional faz?

O Tecnólogo em Produção é um dos responsáveis por buscar e gerenciar melhorias de qualidade e produtividade, colaborando com a criação de novos produtos e no gerenciamento e planejamento da implantação de novos processos, sempre prezando pela redução de custos e aumento da produtividade da cadeia produtiva. Neste sentido, pretende-se formar um profissional com uma sólida base em Manufatura com competências para:

  • Conceber, gerenciar, projetar, analisar e controlar materiais e produtos;
  • Definir e aperfeiçoar processos de manufatura;
  • Planejar, operacionalizar, administrar e controlar a produção;
  • Determinar e controlar os custos de produção;
  • Adaptar arranjo físico, em função do fluxo de produção;
  • Garantir a Qualidade e produtividade de produtos industriais;
  • Analisar e controlar os componentes resultantes de cada processo de fabricação;
  • Emitir laudos e pareceres relacionados com o processo de manufatura;
  • Elaborar e utilizar os sistemas de administração da produção;
  • Especificar sistemas computacionais para gestão e controle da manufatura.

Onde trabalhar?

Em diversos segmentos, dos setores público e privado, compatíveis com a formação obtida durante o curso, entre eles, gerenciamento da produção de máquinas e equipamentos industriais, do setor sucroenergético, de metalúrgicas em geral, automação, celulose, alimentos e bebidas etc. Além disso, é importante saber que as áreas de atuação para este profissional não se restringem somente à manufatura. É possível atuar no terceiro setor, consultorias, pesquisa e outras atividades associadas ao planejamento e controle de processos.

Coordenadora Profa. Me. Mara Regina Mellini Jabur

Graduada pela Faculdade de Educação São Luís em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa; possui Mestrado em Letras - Estudos Literários pela Faculdade de Ciências e Letras UNESP Câmpus de Araraquara (2003). Docente concursada na Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo - Fatec-Sertãozinho; ministra as disciplinas de Comunicação e Expressão, Comunicação Empresarial, Metodologia da Pesquisa Científico-Tecnológica e Projeto de Graduação. Tem experiência na área de Língua Portuguesa com ênfase em Gramática; Produção, interpretação e compreensão de textos e redação. Membro da Congregação da Faculdade de Tecnologia Deputado Waldyr Alceu Trigo - Fatec-Sertãozinho; editora responsável, membro dos Conselhos Editorial e Consultivo, revisora ortográfica e gramatical de Língua Portuguesa da Revista Academus (ISSN 2357-9285) da Fatec - Sertãozinho. Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial 2015 - 2020.

Contato Coordenação: mara.jabur@fatec.sp.gov.br

Repositório do Curso