A importância de aprender a administrar seu dinheiro.
Finanças pessoais a gestão no dia a dia
 
Lidar com dinheiro é uma arte! Fazer render o salário em tempos de crise e conseguir driblar a inflação é uma tarefa árdua para muitos brasileiros.

Pagar as contas, comprar o que é necessário para o dia a dia, procurar investir e guardar dinheiro, não é o suficiente, é preciso compreender como trabalhar melhor com o dinheiro. O nome disso? Gestão!

E para fazer uma boa gestão é preciso entender um pouco sobre a importância da finança pessoal. Afinal, para que o salário renda o suficiente para pagar as contar fixas do mês e ainda sobrar para um novo bem, como a compra de um carro, uma casa ou mesmo para aquela viagem tão esperada exige planejamento.

O primeiro passo está ligado ao controle. É preciso colocar no papel o que entra e o que sai de dinheiro todo mês. Contas fixas, volantes e o quanto do salário ou renda são necessários para cobrir esses gastos mensais. Saber o que todos da casa pensam, o que querem e quais sonhos cultivam, e muito importante para escolher as melhores formas de usar o dinheiro.

Para que todos esses “sonhos” sejam realizáveis e preciso saber o tamanho das suas dívidas, o prazo para pagamentos, qual a sua renda real, os gastos fixos e outros detalhes. Até o cafezinho que você toma todos os dias pode impactar no seu orçamento. Contabilizar todos os gastos permite que você saiba onde é mais fácil diminuir, cortar, substituir e adequar de acordo com sua realidade.

Para ajudar, existem hoje cinco aplicativos de smartphone que auxiliam de diferentes formas a fazer o planejamento financeiro: Minhas economias; Impprove; Jimbo; Mobills e o Simulador de Financiamentos. Todos eles ajudam a organizar o orçamento de diferentes formas, desde gerenciar contas de bancos, organizar os gastos por categorias, criar lembretes para não atrasar contas, e até simular empréstimos e financiamentos.

E não se esqueça das dicas básicas para aprender a trabalhar bem seu dinheiro: anotar os gastos diários, montar uma planilha, utilizar um gerenciador financeiro, pagar todas as dívidas, aprender a poupar, fugir das compras por impulso e, principalmente, planejar seus sonhos e objetivos.

Autora: Profa. Me. Silvânia Soares da Silva Santos
 


 

Compartilhe

Últimas notícias