A manutenção preventiva de máquinas e equipamentos na indústria é um importante método de preservação ambiental

Diferentes equipamentos podem funcionar quase que ininterruptamente nas indústrias. Muitos utilizam óleos, outros lubrificantes, fluidos especiais para fins específicos.

Em determinado momento, todos engenhos necessitam de manutenção, em face da necessidade de novas peças ou componentes, além de ajustes ou calibragens.

A manutenção preventiva apresenta-se, neste sentido, como importante método que garante não somete o nível de eficácia e eficiência nas operações industriais, vez que permite ao equipamento a sua máxima performance, como também diminui significativamente o índice de acidentes com vazamentos de substâncias contaminantes ao meio ambiente interno e externo à indústria, além de diminuir outros riscos operacionais, principalmente os acidentes do trabalho.

A implantação de uma metodologia de manutenção preventiva, seja esta baseada no tempo de operação ou nas condições de operação do equipamento, estão alinhadas aos preceitos constitucionais (Constituição Federal de 1988) do desenvolvimento sustentável (artigo 225) bem como aos preceitos da ordem econômica e financeira (artigo 170, inciso VI), em que pese a defesa do meio ambiente, que é bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade da vida.

Sabe-se que para a execução da manutenção preventiva é imprescindível pessoal capacitado à operação, fato que exige da organização a internalização deste investimento em “experts”.

Não obstante, muitos são os programas, políticas e projetos ambientais que evidenciam a operação ambientalmente responsável, aumentando a exposição da organização como, por exemplo, a Certificação ISO 14001, importante para a instalação de um Sistema de Gestão Ambiental, a Certificação ISO 9001, para gestão da qualidade, a Certificação ISO 45001, na saúde e segurança ocupacional, a Certificação ISO 50001 na gestão de energia, dentre muitos outros.



Por qualquer ângulo que se queria analisar, a manutenção preventiva é um método inteligente, que maximiza resultados operacionais e posiciona a organização a melhor utilizar os recurso ambientais.

Autor: Professor Dr. Fernando Frachone Neves
Coordenador do Curso Gestão Empresarial 
Fatec Sertãozinho
 
 
 

Compartilhe

Últimas notícias