Professor da Fatec-STZ participa de Projeto Científico em Challenge da Universidade Americana Jonhs Hopkins no tratamento do Covid-19
O Prof. Dr. Alessandro Hakme, professor dos cursos de Mecânica e Manutenção Industrial da Fatec-STZ, é atualmente embaixador do Programa Business, Engineering and Surgical Technologies-B.E.S.T, no Brasil. O Curso de Inovação Tecnológica em Saúde (B.E.S.T) realizado em dezembro de 2019, no IRCAD América Latina em Barretos, teve como objetivo inspirar e capacitar alunos de todo o país a fortalecer a paixão pela inovação médica, combinando tecnologia, visão global e ensino orientados para a prática. O programa educacional foi criado pelo renomado Instituto IHU (Institut de Chirurgie Guidée par l’image) de Estrasburgo e IRCAD França, e, pela primeira vez em parceria com a Fundação Pio XII através do IRCAD América Latina/Barretos trouxe o Evento ao Brasil, e conectou diferentes públicos posicionando o Instituto e suas afiliadas como instituições de inovação cirúrgica e berço da próxima geração de liderança científica inovadora no País.
No fim de março, os mentores do Programa B.E.S.T convidaram o Embaixador e Professor Hakme a participar do Challenge da Jonhs Hopkins University, realizado entre os dias 26 a 30 de março. O evento virtual reuniu mais de 1300 profissionais de diversas áreas a fim de desenvolver soluções para o enfrentamento da doença no mundo. A fim de minimizar a escassez de equipamentos que dão suporte respiratório para pacientes infectados com a COVID-19, o Professor fez parte de um time da primeira edição do programa de inovação médica do IRCAD América Latina, que foi formado por profissionais do Brasil e da Holanda, e desenvolveram um sistema automatizado com uma válvula que amplia o uso de ventiladores respiratórios para até quatro pessoas.
O Prof. Hakme que integrou o grupo juntamente com três brasileiros e dois holandeses vivenciaram uma intensa imersão sobre a doença e o tratamento, com cerca de 12 horas diárias de estudos. Entre todos os participantes do desafio americano, foram propostas cerca de 200 soluções para contribuir com o tratamento da doença, tudo com a mentoria de experts da medicina e da indústria médica mundial. Durante o Challenge todos membros do grupo tiveram tarefas diárias específicas e ao final do dia participavam de lives com os mentores para direcionamento do projeto final. Hoje o projeto está em fase de captação de recursos para testes de prototipagem final e para futuros ensaios clínicos que auxiliarão na aprovação pela Anvisa, ao final do processo, o sistema será disponibilizado gratuitamente à hospitais, empresas ou instituições interessadas na utilização das válvulas para o tratamento.
Um dos mentores de inovação do grupo foi Dennis McWilliams, fundador da SparkMed empresa referência mundial no desenvolvimento de soluções médicas e Apollo Endosurgery, empresa focada em dispositivos cirúrgicos e endoscópicos minimamente invasivos. Namratha Potharaj e Matthew Petney, pesquisadores da Jonhs Hopkins University também integraram o grupo de mentores no projeto científico. Já entre os profissionais que integram o grupo estão: Alessandro Hakme, Beatriz Gandolfi, Emílio Belmonte, Gian Caselato, respectivamente do Brasil, e Marjn Hiep e Friso Schoffelen da Holanda.
Autor:
Prof. PhD Alessandro Márcio Hakme da Silva
Docente Fatec Sertãozinho
