13º Salário – o que fazer?
 
   Estamos já em meados de dezembro, ou seja, ano já encerrando. Provavelmente você já recebeu o 13º salário (e deve estar aguardando a segunda parcela, dia 20 de dezembro). Como é bom receber um valor extra, que não faz parte das despesas do mês, não é mesmo?

   Pois é caro leitor. Caso você esteja empregado formalmente, e em uma empresa com suas contas em dia, você é um privilegiado, pois poderá contar com esse valor extra para fazer algumas “comprinhas”.

  Antes daquelas “comprinhas de fim de ano” gostaria que ficassem atentos às seguintes situações:
  • O 13º salário é sim um valor extra para infelizmente pagar contas extras, não desse ano, mas do próximo ano, como IPTU, IPVA, matrícula, material escolar, enfim, àquelas despesas que não acontecem no ano todo, mas sempre no início do ano;
  • A segunda parcela do 13º é menor que a primeira, pois naquela acontecem os descontos dos tributos que incidem sobre a folha. Ou seja, se está contando com o mesmo valor da primeira parcela, é bom refazer o seu orçamento;
  • Antes de fazer as “comprinhas de fim de ano” verifique se há dívidas atrasadas, que podem ser renegociadas. Pagamentos à vista geram bons descontos. Os bancos têm feitos esforços nesse fim de ano para tentar receber dos seus clientes em atraso.
  Após observar essas situações descritas acima, caso sobre algum recurso, que tal guardar um pouco? Uma aplicação conservadora, como poupança, fundos de renda fixa ou Tesouro Direto. Entendo que a moda é falar de bolsa, ações, etc. Mas se você não conhece, não se aventure. Estude primeiro para depois pensar em opções mais arrojadas de investimentos.

  Mas, como ninguém é de ferro, como já diria o ditado, permita-se sim um presente. Afinal, você trabalhou o ano todo, teve de conviver às vezes com metas quase impossíveis de serem alcançadas, levando trabalho para casa e quase sempre não tendo o reconhecimento merecido de seu chefe.

  Então, mesmo que seja uma “lembrancinha”, presenteie-se e a quem você gosta. Parafraseando a propaganda comercial, gaste, mas com moderação! Um presente por mais simples que seja, traz consigo um sorriso no rosto e um conforto no coração.

  Bom Natal e um Feliz Ano Novo!

Autor:
Prof. Me. Leandro Vila Torres
Coordenador do Grupo de Trabalho de Custos e Controladoria (GTCC)

Compartilhe

Últimas notícias