O que são ensaios não destrutivos?
  •  São ensaios realizados em um material ou equipamento, que não altere de forma permanente suas propriedades físicas, químicas, mecânicas ou dimensionais.
Quais são os objetivos dos END?
  • São utilizados para detectar e avaliar descontinuidades nos materiais e para o controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para reduzir os custos e aumentar a confiabilidade dos processos associados.
Quando são utilizados?
  • São utilizados na fabricação, construção, montagem, inspeção em serviço e manutenção.
  • Os ensaios não destrutivos têm grande aplicação na indústria, principalmente nas áreas de manutenção, fabricação de novos produtos, análises de integridade dos produtos e materiais.
  • Os END são ferramentas importantes para o controle de qualidade de produtos e equipamentos, manutenção e redução dos custos industriais, pois possibilitam a correção de defeitos ainda no transcorrer dos processos.
  • Ensaios não destrutivos, quando aplicados adequadamente, proporcionam grandes retornos por meio da economia de tempo, reduzindo as taxas de falhas dos equipamentos, assertividade em diagnósticos e aumento da qualidade geral da confiabilidade dos equipamentos industriais, proporcionando uma extensão da vida útil através da manutenção preventiva e poupando paradas desnecessárias.
  • Por meio das inspeções, uma indústria conseguirá ter informações valiosas sobre a condição em que seus ativos estão operando, sendo assim, as paradas para manutenção podem ser planejadas e programadas para os momentos mais oportunos possíveis, reduzindo custos e poupando gastos desnecessários.
  • Os tomadores de decisão em todos os níveis. devem entender de forma bastante simples que seus equipamentos só podem sobreviver durante o processo de produção se estiverem operando sob uma ótima política de manutenção, que resulte na elevação dos índices de Confiabilidade e Disponibilidade.
Portanto, os ensaios não destrutivos são de suma importância em todos os ramos da indústria.

Onde estudar Tecnologia em Manutenção Industrial?

Agora que você está informado sobre a disciplina Ensaios não destrutivos, venha estudar na Fatec-Sertãozinho que oferece o Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial com altíssima qualidade, presencial e gratuito!

Dúvidas?
Chama a gente no WhatsApp  (16) 98800-0814.

Autores:
Prof.ª Me. Mírian Isabel Junqueira Sarni e Prof.º Me Edmilson Antonio Sarni



 
 

Compartilhe

Últimas notícias