ACELERANDO NEGÓCIOS E COLOCANDO IDEIAS EM AÇÃO – HUB DE INOVAÇÕES
 
Sabe aquelas ideias que lhe ocorrem em determinados momentos da vida, em que você está solucionando um problema ou até mesmo diante de uma situação criativa e oportuna? Pois bem, é normal se perguntar: Por que ninguém pensou nisso antes? Contudo, muitas vezes, entre ter o insight com a ideia inicial, a vontade e o movimento em torno da ação de transformá-la em algo concreto, como um produto ou serviço, existe um longo caminho a ser percorrido. As pessoas com espírito empreendedor veem estas ideias como oportunidades de negócios. 


 
Não estamos nos referindo aqui a uma invenção, a uma descoberta ou de uma fórmula matemática, mas a inovação. De acordo com ARAGÃO (s. d.) podemos dizer que inovação é um processo de mudança, de aplicação prática de ideias e tecnologias para fazer algo novo e melhor. Portanto, inovação é a exploração de novas ideias.  
 
A inovação organizacional melhora a gestão. Com inovação podemos melhorar processos, conquistar novos mercados, com isso aumentar as margens de lucro e consequentemente o faturamento. A inovação em produtos amplia a participação da empresa em seu ramo de atuação. 
 
De acordo com o SEBRAE, no universo empreendedor, até pouco tempo, podia-se adotar o modelo de Incubadoras de empresas. No contexto atual, o ambiente em que as ideias se transformam em oportunidades para novos produtos e serviços é muito dinâmico, complexo e diverso, e exige uma variedade de habilidades e conhecimentos. Assim, surge o conceito de aceleradoras de empresas pois, empresas com estágios e objetivos diferentes precisam de apoio de diferentes formas e características. 
 
Para tanto, é preciso um ambiente ideal, com condições favoráveis, para que estas ideias simplesmente não caiam no esquecimento, ao contrário, sejam apoiadas por agentes com múltiplas habilidades. Nesse contexto ganham força, os Hubs, que representam espaços de livre pensar e forte apoio às inovações. Criamos em março desse ano (2021) o HUB de Inovações da Fatec Sertãozinho, que tem por objetivo todas as iniciativas de negócios da comunidade fatecana (alunos, professores e funcionários) e de toda a comunidade sertanezina e das cidades em nosso entorno.
Nós, do Hub de Inovações da Fatec Sertãozinho, estamos em atividade para ajudar a colocar sua ideia em movimento, acelerar seu negócio, através de orientações, dicas e encaminhamentos para seu empreendimento ser um sucesso. SÓ TEM UM PRÉ REQUISITO: QUE VOCÊ QUEIRA VENCER!
Neste cenário a FATEC de Sertãozinho visa estabelecer um ambiente físico e virtual para propiciar o encontro de professores, alunos, empresários e pessoas que interagem, criam, empreendem, trabalham e inovam juntas, em rede. A palavra Hub remete ao conceito de unidade concentradora em uma rede, é uma central por onde se converge todo o fluxo de informações. Nesta perspectiva, o Centro de Inovações é um ambiente colaborativo, onde é possível visualizar oportunidades, compartilhar visões e estratégias com o objetivo de desenvolver soluções conjuntas. A colaboração se dá entre diferentes agentes, profissionais e empresas que, por meio de suas múltiplas e diferentes habilidades são capazes de prover uma vasta troca de conhecimentos. 
 
Neste ambiente podemos incentivar boas práticas conforme mencionado por DEPINÉ e TEIXEIRA (2018), que incluem usar a emoção criativa como força motriz do processo de inovação. Encorajar entusiasmo e criatividade, cooperação profunda, a inovação e a tolerância. Incentivar o ambiente aberto, harmonioso e empreendedor. Promover o “se arriscar” (risk taking), a tolerância com fracassos e espírito inclusivo. Promover projetos de alto nível criativo/tecnológico com potencial de mercado. Construir plataformas de comunicação, de tecnologia e de propaganda. Criar boas oportunidades de desenvolvimento tecnológico.  
 
                        

                      
                                            Fonte: Adaptado de Oloyede 2016


Objetivos iniciais do Hub da FATEC 
Unir e organizar a comunidade fatecana e a comunidade sertanezina em torno da cultura da inovação e do empreendedorismo.
 
Ações e Eventos Iniciais 
 
Um roteiro de inovações inicial com eventos, treinamentos, hipóteses de negócios, desafios e problemas 
  1. Lançamento local da Escola de Inovadores (25/08 19h) TV Fatec Sertãozinho
  2. Pesquisa junto ao corpo discente, objetivando conhecer parte de nosso público-alvo (a partir de 30/08)
  3. Aplicação pesquisa ex-alunos, visando aproximar e atualizar informações sobre os nossos formados (a partir de 30/08)
  4. Curso Cinco Passos para Empreender: parceria com o Sebrae aos Sábados de outubro (02 a 30) das 10h às 12h. Evento de lançamento (2ª. semana de setembro)
 
Participantes e Papéis de Atuação 
 
  • Alunos – Participantes e força motriz 
  • Professores – Motivadores, provedores de conhecimento e técnicas. 
  • FATEC – Infraestrutura e suporte 
  • Instituições de Pesquisa – Governo – Fomentadores e suporte 
  • Profissionais – Motivadores, provedores de conhecimento e técnicas. 
  • Empresas - Motivadores, provedores de conhecimento e técnicas, Fomentadores e suporte, infraestrutura 
  • Pessoas - Participantes e força motriz, motivadores, provedores de conhecimento e técnicas 
   
Ferramentas e Tecnologias 
 
Temos algumas ferramentas e tecnologias disponíveis para apoiar ações iniciais do projeto, entre elas o Planner, Project, OneDrive, Teams etc. 
 
 
Bibliografia
 
Blog. ARAGÃO, Ronara. Afinal, inovação e invenção são a mesma coisa? Blog SENAI. Disponível em: <https://www.senai-ce.org.br/blog/afinal-inovacao-e-invencao-sao-a-mesma-coisa/>. Acesso em: 03 de julho de 2021.
 
DEPINÉ, A.; TEIXEIRA, C. S. Habitats de inovação: conceito e prática. DEPINÉ, Ágatha; TEIXEIRA, Clarissa Stefani. (Org.). São Paulo: Perse. 2018. Disponível em: < https://via.ufsc.br/wp-content/uploads/2018/05/HABITATS-DE-INOVACAO-conceito-e-pratica.pdf>. Acesso em: 03 de julho de 2021.
 
SEBRAE - Incubadora e aceleradora: qual a diferença entre elas? – Disponível em: < https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-a-diferenca-entre-incubadora-e-aceleradora,761913074c0a3410VgnVCM1000003b74010aRCRD> acesso em: 03 de julho de 2021.
 
Blog article. Oloyede Adesola – Innovation hubs- A whole new world, 2016. Disponível em: , acesso em 03 de julho de 2021.
 
 
 
Autores: 
Prof. Me. Marcos Henrique de Paula
Professor Fatec Sertãozinho

Prof. Dr. Odair Silva Soares 

Professor Fatec Sertãozinho

Compartilhe

Últimas notícias